Dicas sobre Costura

Tipos de cortes godê

As diferenças entre os tipos de godês

O post de hoje é quase que de utilidade pública. Vamos explicar de uma vez por todas os tipos de godês e falar um pouco sobre a quantidade de tecido que a construção de cada peça exige.

Certamente toda mulher sonha em algum momento em usar uma saia linda, rodada e esvoaçante. Ou que tenha um belíssimo caimento no corpo. Porém a maioria não tem ideia da estrutura que está por trás destas peças.

Vestido com saia godê duplo
Vestido de Musseline com listras devoré

Mas eu te explico: O corte godê é quando o tecido é cortado enviesado (em forma circular ou de leque). Esse corte faz com que a parte de baixo da saia tenha uma circunferência muito maior do que a parte de cima. Assim conseguimos uma saia bem rodada sem precisar de pregas ou franzidos que aumentariam o volume de tecido na cintura.

O que você precisa saber antes de comprar o tecido para confeccionar uma saia ou um vestido com esse corte é que existe mais de um tipo de godê e cada um deles está relacionada à circunferência da barra, ou a “roda da saia”.

Godê inteiro ou godê duplo

Tipos de godês. Godê inteiro ou duplo

Em primeiro lugar vou explicar é este corte que tem o formato de um círculo completo. Com um cálculo específico é possível chegarmos à medida da circunferência da cintura, de modo que a saia se encaixe perfeitamente, abrindo a roda em direção ao comprimento. Apesar deste modelo ser rodado e fluido, não deixa volume marcado no corpo.

Meio godê ou Godê simples

Tipos de godês. Meio Godê ou simples.

O segundo modelo, como o nome diz, forma um meio círculo. Tem basicamente as mesmas características que o anterior, porém não é tão rodado. E já que possui a metade da roda, leva também a metade da quantidade de tecido para ser confeccionado.

¼ de godê ou Evasé

tipos de godês - evasé
Tipos de godês. Godê 1/4 ou Evasé.

Já o terceiro também é conhecido como evasé (também tem várias formas de construção, mas isso é assunto pra outro post). Sua característica é que ele é formado pela 4ª parte do círculo, então fica mais ajustado ao corpo do que as outras opções.

Enfim, o interesse deste post é te orientar quanto à forma de confecção e, principalmente a quantidade de material que pode ser utilizado. Assim não irá se assustar quando a sua costureira maravilhosa, que faz tudo com tanto carinho, te pedir de 3 a 6 metros pra fazer uma peça dessa.

Assista no vídeo, como funciona na prática, tudo o que explicamos até aqui.

(4) Comentários

  1. Amei o post sobre os godês. Está muito bem explicadinho e super informativo. Legal! 🙂

  2. Maravilhosaaaas parabéns pelo blog!

  3. Amei o vídeo! A parte da demonstração não teria como ser mais didática que isso! Arrasaram!

  4. Muito bom! Adorei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *